quarta-feira, 3 de julho de 2013

Ruínas de Sillustani no Chile


Continuando nossa viagem pela incrível região do lago Titicaca, desde o lado boliviano, na cidade de Copacabana, até a cidade de Puno, no Peru, ou das belas e turísticas ilhas flutuantes de Uros, chegou a vez de outro interessante passeio próximo a Puno: as ruínas de Sillustani.

O complexo arqueológico de Sillustani é uma grande e importante necrópole que se encontra às margens da laguna de Umayo, no distrito de Atuncolla, a apenas 34 quilômetros da cidade de Puno. O local destaca-se por suas gigantescas torres de pedra (as chullpas), que são como grandes sarcófagos, muitas delas com mais de 12 metros de altura.
O lugar foi utilizado como cemitério durante muito tempo pelas culturas Tiahuanaco, Colla e, finalmente, pelos Incas. Por isso apresenta diversos tipos de túmulos, embora sejam as torres o grande cartão postal do local.
Recentemente, a imprensa peruana deu a notícia de que o sítio arqueológico receberá um milhão de soles do governo para restaurar as chullpas.
Conhecer as ruínas de Sillustani é mais uma ótima alternativa para provar que Puno não oferece somente as ilhas de Uros como opção turística e que vale uma estadia um pouco maior. O passeio, que sai de Puno, dura meio dia e custa em torno de 25 soles*, com transporte e guia.

FONTE: http://www.projetolatinoamerica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário