terça-feira, 6 de agosto de 2013

Um resumo para você de Buenos Aires

Já que nossa viagem está chegando, um pouco mais de Buenos Aires para você!


Bem arborizada, Buenos Aires é uma delícia para passear à pé, parece a Europa! Museus incríveis! Edifícios antigos, os parques, o rio da Plata e seus prédios super modernos. Os passeadores de cachorros levando uns dez ao mesmo tempo pelas coleiras, as pessoas nos cafés sem pressa...  Buenos Aires é perfeita num fim-de-semana, descubra seus encantos!

Casa Rosada é o Palácio do Governo, e fica em uma extremidade e o Legislativo na outra. Dessa forma, um poder fica “de olho” no outro vigiando cada movimento. Terminada a construção no séc. XIX, grande parte serve ao Poder Executivo. O museu organiza visita pelos recintos. No museu é possível conhecer mais da história da Argentina e admirar objetos pessoais dos presidentes, como esta condecoração presenteada por D.Pedro I, Imperador do Brasil.

Belgrano foi o nome dado em 1855 à um assentamento ao norte de Buenos Aires, em homenagem ao militar criador da bandeira argentina. Depois em 1887 se tornou mais um bairro elegante de Buenos Aires, onde surgiram casarões e bonitas residências, que hoje convivem com altos edifícios, além do intenso comércio da Av. Cabildo.

Construído em 1882  para ser uma casa de verão, o edifício em estilo hispano-árabe pertencia ao casal Josefina Anchorena e Enrique Larreta. Tendo sido reformada em 1916 pelo arquiteto Martin Noel, como estilo do Renascimento espanhol, a casa de paredes brancas janelas arejadas, um lindo jardim andaluz, com ares do Mediterrâneo, de características do barroco espanhol.  Enrique Larreta, embaixador argentino na França, reconhecido por ser um dos grandes autores do Modernismo argentino, autor de poemas e peças de teatro, também era um grande colecionador de obras de arte espanhola. Após sua morte, seu patrimônio foi doado ao governo e convertido em museu com importantes obras; esculturas, pinturas, livros antigos, móveis, cerâmicas armaduras e armas do séc. XVI. Horários: 2ª à 5ª das 13 às 19hs. e finais de semana das 10 às 20hs. (Juramento 2291, linha de trem estação Belgrano C)

O Palácio Barolo é um importante edifício, uma homenagem à Divina Comédia, de Dante Alighieri, com céu e purgatório, em estilo arquitetônico único; mesclando neo-românticos e neo-gótico. O edifício tem 100 m de altura, construído entre 1919 e 1923 pelo arquiteto Mario Palanti, a pedido de Luis Barolo, empresário têxtil. Saiba mais sobre a simbologia do Edifício Barolo aqui. Com vista espetacular para Casa Rosada e congresso, bom para tirar fotos! Hoje é um prédio comercial, visitas guiadas diurnas e noturnas, saiba mais. ( Av. de Mayo, 1370, Centro)

O Museu Casa de Rogelio Yrutia fica num lindo casarão de estilo neocolonial e foi residência e ateliê do escultor argentino Rogelio Yrurtia (1879-1950) e de sua esposa, a pintora Lía Correa Morales. Yrurtia foi autor de importantes monumentos, como o "Canto al Trabajo" (na Avenida Paseo Colón, 800); o monumento a Manuel Dorrego (na Suipacha esq. Tucumán). O casal doou a casa e sua coleção de arte ao Município em 1942 e o museu exibe croquis e estudos, obras de bronze e gesso, pinturas e mobiliário do artista.  Não perca o jardim com alguma esculturas. Horários: 3ª à 6ª e dom. das 15 às 19 h., fecha aos sábados. Visitas guiadas às 15h e dom. às 16h (O´Higgins 2390) 

Este edifício com influências italianas, obra do arquiteto Juan A. Buschiazzo foi declarado Monumento Histórico Nacional. Inaugurado em 1871 como sede da Municipalidade de Belgrano, funcionou como sede do Governo Federal durante o conflito de 1880 entre as autoridades nacionais e portenhas. Em 1938, por motivo do cinqüentenário da morte de Domingo Faustino Sarmiento (1868 -1874) presidente da República, e também escritor, educador foi criado este museu histórico com objetos pessoais, cartas, biblioteca e arquivo. Ingressos $ 5 e grátis 5ª feira! Horários: 2ª à 6ª das 13 às 18h. Sáb. e dom. das 15 às 19h !Visitas guiadas aos domingos às 16h.

Até meados do século XIX o Rio da Prata chegava aos pés destas barrancas A terraplanagem da rede ferroviária "Mitre", construído naquela época, serviu para conter as águas e secar os terrenos. Nas barrancas há mais de sessenta espécies vegetais, tais como umbus, palmeiras, magnólias, cerejeiras, madressilvas, etc. Entre as esculturas do séc. XIX  destaca-se uma réplica da Estátua da Liberdade, do mesmo autor francês Frédéric Bartholdi. Na parte alta do parque há uma caramanchão onde  orquestras tocavam antigamente e hoje em dia dança-se tango aos domingos (Virrey Vértiz, Av. Juramento, Zabala e 11 de Septiembre, Belgrano)

Também conhecido como bairro oriental, fica na região de Belgrano, entre os números 2100 e 2200 das calles Arribeños, Mendoza e Montañeses. Desde a década de 80 surgiu com o estabelecimento de famílias de imigrantes orientais, principalmente de Taiwan. O bairro "Chino" (Chinês) é muito visitado pelos fãs de sushis e sashimis com restaurantes típicos e lojinhas de produtos orientais. (Arribeños entre Olazábal e Juramento) Quem assistiu ao filme de Ricardo Darin "Um Conto Chinês" reconhece  a  locação, veja aqui o trailer, ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário