segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Conheça Orleans. Ela faz parte do nosso grande roteiro de férias para a Europa.


Orleães ou Orleans (em francês Orléans) é uma cidade e comuna no norte-centro da França, cerca de cento e vinte quilômetros a sul de Paris. É a capital (préfecture) do departamento de Loiret e da região Centro. A localização central permite que ela seja um pólo irradiador voltado para diversas cidades francesas e europeias (Bruxelas, Londres, Barcelona e outras). Sua população em 1999 era de 113.126 habitantes. Há 420.033 habitantes no distrito de Orleans.

História
A cidade de Orleans está situada em um local que servia de ligação dos povos da antiguidade, que vinham do Mediterrâneo em direção ao norte da Europa. A cidade localiza-se na margem direita do Loire, ao longo do rio, com o norte em direção a Paris.
Orléans foi fundada com o nome de Cenabum. Cenabum era um reduto gaulês, uma das principais cidades da tribo dos Carnutes onde os druidas realizavam a sua assembleia anual. Em 52 a.C., Júlio César a conquistou. A cidade foi construida pelos romanos. Mudou de nome para Aurelianum, em homenagem ao imperador Aureliano, que reconstruiu a cidade.
Acompanhando os vândalos, os alanos atravessaram o Loire em 408. Um de seus grupos, sob Goar, juntou as forças romanas de Flávio Aécio para combater Átila quando ele invadiu a Gália em 451, tomando parte na Batalha de Châlons sob o rei Sangiban. Instalados em Orléans e ao longo do Loire, eles foram rebeldes (matando senadores da cidade quando eles sentiram que tinham sido pagos muito lentamente ou muito pouco) e ressentidos pelos habitantes locais. Muitos habitantes ao redor da cidade têm nomes presentes testemunhando a presença Alana - Allaines.
Foi tomada pelos francos em 486, pelo rei merovingio Clóvis I. Em seguida foi a capital do Reino de Orléans, após a morte de Clóvis I.
Durante o reino de Carlos Magno, foi construída sua Universidade, que se tornou exemplo para a construção de novas universidades na Europa durante a Idade Média. O seu estatuto de cidade real a colocou no meio de importantes eventos da história do reino de França, cujo evento militar mais famoso foi a conquista da cidade pelos franceses durante a Guerra dos Cem Anos, sob comando de Joana d'Arc.
Nos séculos XV e XVI, a cidade se tornou uma das mais belas da França. Igrejas e hotéis se multiplicaram. No entanto, guerras de religião perturbaram fortemente a prosperidade que a cidade não encontrava desde o século X.
A partir do século XVIII, o porto da cidade passou a receber vários navios vindo das Antilhas, a região do açúcar. Orléans se tornou uma cidade de trocas comerciais e de convergência das culturas.
No século XIX, a chegada das ferrovias perturbou a economia da cidade, e a Segunda Guerra Mundial atingiu em cheio a cidade, que foi parcialmente destruída. Após a guerra, Orléans se comprometeu em uma operação de reconstrução e se desenvolveu para o sul do Loire com a criação do bairro de La Source.
Atualmente como capital regional, Orléans associa dinamismo econômico, qualidade de vida e radiação cultural.
Há cidade de New Orleans (em Françês, La Nouvelle-Orléans), nos Estados Unidos foi nomeada em homenagem a Orléans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário