terça-feira, 28 de maio de 2013

Conhecendo Buenos Aires: A Casa Rosada


A Casa Rosada é um dos cartões-postais de Buenos Aires, a capital da Argentina, e hoje é a sede do governo federal do país. Ela foi construída em 1565, sendo chamada de Real Fortaleza de San Juan Baltasar da Áustria. O prédio atual não é o projeto original, que foi modificado ao longo dos anos e hoje preserva somente o arco de acesso e um edifício no interior. 

A cor rosa do prédio é um dos chamarizes. As diferentes versões históricas dizem que na época em que foi pintada foi utilizada uma cor mais barata, feita a partir de sangue animal, e que era rosada. Outras versões dizem que foi uma junção das cores vermelho e branco, ligadas a dois partidos políticos da época. 

Além de ser a sede do governo, ela abriga o Museu da Casa do Governo, que conta a história dos presidentes do país e narra as trocas de poder que ocorreram na Argentina. O lugar também é muito famoso por ter sido palco de históricas manifestações e protestos artísticos, culturais e sociais. Até hoje, os argentinos realizam suas manifestações em frente ao edifício para chamar a atenção. 

- Localização 

A Casa Rosada está localizada na rua Balcarce 50, no centro de Buenos Aires, na Argentina. Ela fica bem em frente a outro ponto turístico muito visitado, a Plaza de Mayo. 

Como está localizada no centro da cidade e próxima a outros pontos turísticos importantes, chegar até o local é fácil. Aproveitará mais o turista que fizer a caminhada a pé, pois desfrutará da belíssima arquitetura da cidade. Ônibus, metrô e táxis são algumas das opções. 

- O que fazer 

A visita à Casa Rosada pode ser até a fachada ou ao seu interior. Da rua, é possível ver “O Grande Arco”, que dá acesso ao prédio. Logo em frente, fica a Guarda de Honra, que serve como passagem oficial das autoridades. Mais adiante, o visitante irá se deparar com o “Grande Vestíbulo”, monumento decorado em arquitetura art decó. 

No interior do prédio, é preciso estar acompanhado de um guia, que irá percorrer os caminhos permitidos, como o salão branco, que fica no primeiro andar e serve como lugar de recepções oficiais do governo, o salão dos presidenciáveis, o Pátio das Palmeiras, a galeria de bustos e a capela de Cristo Rei. 

- Quando visitar 

É possível visitar a Casa Rosada em qualquer época do ano, até mesmo no inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário