sexta-feira, 28 de junho de 2013

Igrejas em Porto de Galinhas

IGREJA DO OUTEIRO: A 137 metros acima do nível do mar, exibe um dos mais belos cenários da região, com vista que vai do Cabo de Santo Agostinho ao Cabo de Santo Aleixo.

A Igreja no Morro do Outeiro é conhecida como Igreja de Nossa Senhora dos Outeiros. a palavra Outeiro é a denominação do ponto mais alto de um determinado local. Esta igreja foi construída no sec XVII pelos portugueses, juntamente com o pequeno cemitério que fica ao seu lado.
A 137 metros acima do nível do mar, temos uma vista privilegiada de Porto de Galinhas, Maracaípe e Ilha de Santo Aleixo.
A trilha de acesso via Maracaipe tem mais de 300 anos de histórica e foi utilizada para o tráfico de escravos e para a circulação de mercadorias no período colonial.
Apesar de ser pouco conhecido para quem vai a Porto de Galinhas, o local exibe um dos mais belos cenários da região, com vista que vai do Cabo de Santo Agostinho ao Cabo de Santo Aleixo.
Desde o ano 2000 a área pertencente aos franciscanos foi transformada em uma RPPN - RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL, com a ajuda do Frei Sinésio Araujo. No entanto, a reserva encontra-se totalmente deteriorada. Não há publicidade, de forma que poucas pessoas conhecem a área como uma reserva de proteção. A sede da RPPN encontra-se sob péssimas condições. Não há nenhum tipo de atividade sócio-educacional e ecológica. Recentemente foi registrado a retirada de areia da área, sob a permissão da atual administração.O corte de lenha é rotineiro e segundo os moradores, hoje a área tornou-se perigosa.


IGREJA E CONVENTO DE SANTO CRISTO: Um dos mais antigos conventos do Brasil, o Convento de Santo Cristo foi fundado em 1606. Ao lado fica a Igreja de mesmo nome, erguida em 1663 e que guarda a imagem de Santo Cristo de Ipojuca.

Tierra Santa em Buenos Aires


Terra Santa é um dos parques temáticos mais curiosos em Buenos Aires. É o primeiro parque temático religioso do mundo, dedicado à Terra Santa.
Em Terra Santa você pode desfrutar de uma viagem imaginária para o início da era cristã e aprender sobre a vida ea obra de Jesus. Viva a experiência de conhecer um parque cheio de fé.

Como chegar:
Terra Santa está localizada na zona de Costanera Norte, perto do Aeroparque Jorge Newbery.

Endereço: Avenida Rafael Obligado 5790. Costanera Norte 
Tel: 0800-444-3467

Linhas de ônibus: 28, 33, 37, 42, 45, 107 e 160

Horário de atendimento: 

No inverno (dezembro) Sexta: 9:00 às 21:00. Sábados, domingos e feriados: 12:00 h às 22:00 hs. 
No verão (janeiro e fevereiro) Sextas, sábados, domingos e feriados: das 16:00 às 24:00.

Tierra Santa é dividido em diferentes setores e atrativos:

A Criação
É um magnífico show de imagens, som, luz e lasers, que descrevem a origem da vida na Terra. A Luz, céu, terra, água e todos os seres vivos que habitam o universo desde o seu início, fazem parte desta atração incrível cuja duração é de 15 minutos ea sua capacidade de 150 pessoas.

O presépio

Terra Santa é o orgulho de contar entre suas atrações o maior presépio móvel do mundo. Esta atração apresenta centenas de figuras em tamanho real eo espetáculo de luz e som.

Última Ceia

Para muitos, é o atrativo emocional do Parque. É notável pelo seu cenário espectacular, em um qual Jesus é sentado à mesa com seus doze apóstolos.

Ressurreição 

Na Terra Santa, você vai assistir uma saída impressionante de Jesus Cristo, liderados por uma figura de 18 metros de altura, emergindo da montanha. A música e efeitos especiais criam uma atmosfera ideal para viver mais um momento mágico no parque.

Outras atrações: Muro das Lamentações, Museu das religiões, Oratório, Mosteiro Franciscano, Passeio dos Artesãos e Gruta da Virgem e dos Santos.

Los Uros: Ilhas flutuantes do Lago Titicaca


Denominam-se Uros as ilhas artificiais sobre as águas do Lago Titicaca, que os nativos bolivianos e peruanos constroem e mantêm para nelas habitar.

A existência dos Uros já se verifica desde a era pré-colombiana, quando um povo homônimo desenvolveu esta forma de habitação tendo em vista maior segurança. Os Uros são feitos à base de totoras e é necessária constante trabalho de manutenção para assegurar a flutuabilidade de tais ilhotas onde os residentes pescam, caçam pássaros e por último exploram o turismo com a venda de artesanato.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Roteiro a Machu Picchu. Visita ao Museu do Ouro - Lima


Lima possui alguns dos melhores museus de toda América latina. O Museu de Ouro, uma das maiores coleções privadas do mundo, mostra uma extraordinária serie de obras de arte de ouro, prata e cobre precolombino criadas por inovadores ourives, que vão desde as culturas paracas até a cultura inca. O museu também conta com uma antiga coleção de armas de fogo de todo o mundo.


Nas férias de julho: Recife e Porto de Galinhas: Casa de Cultura e Museu do Frevo


A Casa da Cultura ou Museu do Frevo funciona onde era a antiga Casa de Detenção do Recife. Suas antigas celas abrigam, hoje, lojas com as variedades do artesanato pernambucano, como esculturas de barro, tecido de renda, souvenirs da cidade e muito mais. No local, o visitante também pode conhecer um pouco da comida típica pernambucana.


Informações:
segunda a sexta das 9h às 19h
sábados das 9h às18h
domingos das 9h às 14h.
Entrada gratuita.

Endereço:

Rua Floriano Peixoto, s/nº
Santo Antônio.
Recife - PE
Fone: (81) 3224-2850
Site: www.casadaculturape.com.br

Conhecendo Buenos Aires: Palácio do Congresso da Nação Argentina


O Palácio do Congresso da Nação Argentina é o palácio que serve como sede do Congresso da Nação Argentina. Foi projetado pelo italiano Vittorio Meano e concluído por Julio Dormal entre 1898 e 1906 para sediar as reuniões do Senado e da Câmara dos Deputados. Está situado na Plaza del Congreso, no fim da Avenida de Maio em Buenos Aires, sendo considerado uma das mais belas obras arquitetônicas da capital argentina. As estátuas e esculturas que o adornam foram adicionadas em 1946.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Nas férias de julho: Recife e Porto de Galinhas. Conheça Boa Viagem a praia mais urbana de Recife.


A Praia de Boa Viagem é a praia urbana mais famosa da cidade do Recife. Tendo aproximadamente sete quilômetros (7 km) de extensão e estando situada no bairro de Boa Viagem, é delimitada pela Praia do Pina em um lado e pela Praia de Piedade do outro. A maior parte da praia de Boa Viagem é protegida por uma barreira de recifes naturais, os quais deram nome à cidade.

Na maré baixa, formam-se várias piscinas naturais ao longo da praia; também durante a maré baixa, é possível andar sobre os recifes, que são relativamente planos e largos (mas escorregadios). Quando a maré sobe, os arrecifes ficam completamente cobertos pela água.

Conhecendo Buenos Aires: Cemitério da Recoleta


O cemitério da Recoleta (em castelhano Cementerio de la Recoleta) é uma famosa necrópole localizada no bairro homônimo na cidade de Buenos Aires (Argentina). Os jardins que rodeiam o cemitério constituem uma área de lazer muito popular entre os portenhos, ademais, o bairro da Recoleta é um dos mais nobres da capital argentina.

Personalidades sepultadas
Nicolás Avellaneda - ex-presidente da Argentina.
Adolfo Bioy Casares - escritor.
Miguel Juárez Celman - ex-presidente da Argentina.
Vicente López y Planes - autor do hino nacional da Argentina;
Luis Federico Leloir - bioquímico, ganhador do Prêmio Nobel de Química
Bartolomé Mitre - político, escritor e militar; ex-presidente da Argentina.
Carlos Pellegrini - político e advogado; ex-presidente da Argentina.
Eva Perón - ex-primeira-dama da Argentina.
Carlos Saavedra Lamas - político e advogado, ganhador do Prêmio Nobel da Paz
Domingo Faustino Sarmiento - escritor e político; ex-presidente da Argentina.
Juan Andrés Gelly y Obes - general argentino, chefe do Estado-Maior argentino na Guerra do Paraguai.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Aguas Calientes ou Machu Picchu Pueblo

RIO URUBAMBA EM AGUAS CALIENTES

Machu Picchu pueblo, também conhecido como Aguas Calientes é uma cidade no Peru às margens do rio Urubamba (Vilcanota), cujo nome em quechua é Q'uñiyaku. É conhecida por ser o mais próximo acesso à cidade inca de Machu Picchu (em quechua: velha montanha), a seis quilômetros de distância, cerca uma hora e meia de caminhada, ou trinta minutos de ônibus. Tem muitos hotéis e restaurantes para turistas, bem como pelas fontes termais que deram o nome à cidade ("águas quentes", em espanhol). Os banhos termais foram destruídos por enchentes anos atrás, mas foram reconstruídos.
Originalmente estabelecido por poucas famílias de fazendeiros em 1901, o pequeno povoado transformou-se num agitado acampamento de trabalhadores, chamado Camp Maquinachayoq, durante a construção da ferrovia nos anos 1920. A A cidade era o ponto central de acampamento até que a ferrovia terminou em 1931.
PRAÇA CENTRAL DE AGUAS CALIENTES

Águas Calientes serve como terminal de passageiros da ferrovia PeruRail vinda de Cusco. Os trens servem os habitantes e turistas vindo de Cusco e de Ollantaytambo para visitar Machu Picchu. Um mercado de souvenirs fica ao lado da estação. A avenida Pachacutec é a principal rua da cidade, conectando os banhos à praça principal.
A Usina Hidrelétrica "Central Machupicchu" fica próxima, no rio Urubamba (Vilcanota). Gera cerca de 90 MW para as regiões de Cusco, Puno e Apurimac. Foi construída entre 1958 e 1965 e ampliada entre 1981 e 1985. A instalação foi danificada por um deslizamento de terra em 28 de fevereiro de 1998 e ficou inoperante até 13 de julho de 2001.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Conheça a Catedral de Lima - Peru. A viagem é em setembro.

A Basílica Catedral de Lima y Primada del Perú ou simplesmte Catedral de Lima é a Igreja Maior do Peru localizada no centro histórico de Lima.

A Catedral se encontra incluída como Patrimônio da Humanidade no Centro histórico de Lima e é imprescindível sua visita ao momento de fazer turismo no Peru.
Com um design quadrangular, lembra o modelo da Catedral de Sevilha. O estilo é neoclássico, embora tem elementos construtivos e decorativos que vão desde o estilo gótico tardio, para o estilo chamado "plateresco". As duas torres altas, com telhados de ardósia, são neoclássica, com influências estilísticas da escola de "El Escorial" e Norte da Europa.
No ano 2005 foi renovada a iluminação da Catedral como parte de um projeto da Municipalidade de Lima e o grupo Endesa. Durante a semana, a Catedral brinda aos turistas o recinto religioso como museu, que conserva notáveis obras artísticas de épocas coloniais.

Nas férias de julho. Conheça a praia dos Carneiros e a Ilha de Santo Aleixo

Praia dos Carneiros - Foto: Roberto de Oliveira - Folha Imagem
Se o congestionamento de guarda-sóis e cadeirinhas começar a irritá-lo em Porto de Galinhas, uma solução alentadora é pegar um catamarã e seguir para a praia dos Carneiros. A embarcação para na ilha de Santo Aleixo, um paraíso particular de águas cristalinas, tipo Polinésia, onde praticar "snorkeling" é como se desligar do mundo, num ambiente totalmente desprovido de qualquer infraestrutura. Por isso, leve água.
Em seguida, dê uma paradinha num banco de areia conhecido como praia de Guadalupe, no meio do mar, para, finalmente, coroar a jornada com a bela capelinha rodeada de coqueiros, com seu verde-oliva refletindo-se nas águas transparentes da praia dos Carneiros. Metade mar, metade rio, a praia tem trechos de mangue, ideais para um passeio silencioso e contemplativo.
Agora, se a sua praia for curtir um cantinho mais alternativo, sonzinho "lounge", com uma galera mais descolada, nem navegar é preciso. Esqueça essa história de pegar embarcação e siga a pé mesmo por cerca de 4 km, para a vizinha Maracaípe.

Famosa por já ter sediado etapas do campeonato brasileiro de surfe e por ter integrado o circuito mundial, é uma praia de ondas fortes.
Praia da Ilha de Santo Aleixo - Roberto Oliveira - Folha Imagem

Mesmo que seu barato passe a quilômetros de distância de parafina & afins, Maracaípe pode ser a escolha certa. Lá vai a dica: a Vila de Todos os Santos, um complexo gastronômico à beira-mar, tem um restaurante com direito a chuveirão e piscina.

Você atravessa a rua, recarrega as energias no mar, tira o sal e se joga na água doce, sob os olhares atentos do garçom, que estará à sua espera com uma caipirinha de cajá tinindo de gelada na bandeja. Se a leseira for danada, siga para o outro lado do complexo. Uma cabana de sapê abriga sessões de massagem ao som hipnotizante do mar.
Afinal, você vai precisar estar em êxtase para assistir ao pôr do sol no Pontal de Maracaípe. A cena é mais ou menos a seguinte --se é que é possível descrevê-la com exatidão. O sol morre no encontro do rio com o mar, numa área repleta de coqueiros. Enquanto se despede, vai tingindo o céu de um vermelho intenso. É tanta beleza que você ficará estimulado a não piscar. Quando se der conta, já terá perdido a foto.

Conhecendo Buenos Aires: Cassino Flutuante de Puerto Madero


É um cassino flutuante que funciona em uma embarcação antiga tipo Mississippi. Tem capacidade para mais de 2500 pessoas em uma superfície de 2700 metros quadrados. Possui 600 máquinas e 100 mesas de jogos com roleta, póquer, black jack, ponto e banca entre outros, distribuídos nos 4 andares do barco.
Aberto todos os dias, as 24 horas

Está localizado a metros de Puerto Madero, na dársena sul do antigo porto de Buenos Aires.
Também oferece diferentes opções gastranômicas, entre elas um importante restaurante na coberta do barco e bar..

O cassino tem transporte gratuito para quem quiser ir que sai da Avenida Córdoba e Av. Alem com uma freqüência diária de 15 minutos das 14 às 2h e de 30 minutos durante o resto do dia.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Roteiro a Machu Picchu - Peru

TESOUROS DO PERU

Grupo EXCLUSIVO da Verde Brasil, visitando:

LIMA / LAGO TITICACA /CUZCO / VALE SAGRADO / MACHU PICCHU

13 a 22 de setembro de 2013 – 10 dias / 8 noites

Destaques especiais do pacote:

- Roteiro elaborado visando melhor adaptação à altitude

- Voos diretos Poa/Lima/Poa + Lima/Juliaca + Cuzco/Lima

- Grupo exclusivo com acompanhante da agência, conhecedor do roteiro

- Serviços locais, guias e assessoria de viagem, exclusivos para o grupo

- Hotelaria de categoria turística superior

- Pernoite em Águas Calientes, pitoresco vilarejo situado aos pés de M. Picchu

- Trajeto Ollantaytambo/Machu Picchu/Ollantaytambo em trem Expedition


NOSSO ROTEIRO:

1º dia 13/9 – 6ª feira  -  SANTA CRUZ/POA/LIMA

(Transporte Sta.Cruz/Aeroporto POA/ Sta. Cruz: horários e valor à combinar )

Embarque às 06h:40min no Aeroporto de POA para vôo a Lima/Peru. Chegada às 09h:45min. Receptivo no aeroporto e transfer para hotel. À tarde, 14h, passeio pela cidade visitando algumas das principais atrações da capital peruana: o Centro Colonial, a Plaza Mayor; o Palácio do Governo; a Catedral Basílica; o Palácio Arzobispal; o conjunto de San Francisco, com convento e catacumbas da época colonial. O tour continuará por zonas tradicionais, residenciais e comerciais de Lima para terminar com uma espetacular vista panorâmica do Oceano Pacífico e praias no Bairro Miraflores. Noite livre. Pernoite.

2º dia 14/9 - Sábado  -   LIMA

Pela manhã, visita ao Museu do Ouro. Tarde livre. Pernoite.

3º dia 15/9 – Domingo – LIMA/JULIACA / PUNO

 Após o café da manhã, transfer ao aeroporto de Lima para voo a Juliaca,com partida às 9h:35min e chegada às 11h:15min. Pequena viagem rodoviária até Puno, cidade localizada nas margens do Lago Titicaca. Tarde livre para adaptação à altitude. Pernoite.

4º dia 16/9 –  2ª feira -  LAGO TITICACA/SILLUSTANI

Pela manhã, visita às ilhas flutuantes de Los Uros, localizadas no Lago Titicaca, o mais alto lago navegável do planeta (3.800m acima do nível do mar). As ilhas foram construídas com totora, uma planta que cresce no lago. Durante a visita poderemos conversar com os habitantes e comprar seu colorido artesanato.  Pela tarde, visita às ruínas Chullpas de Sillistani, cemitério pré- inca, às margens do Lago Umayo, perto de Puno . Os túmulos são construídos em torres chamadas chullpas, e são os vestígios dos povos Colla e aymarás, que foram conquistados pelos incas no século 15. Pernoite.

5º dia 17/9 – 3ª feira  -   PUNO/CUZCO

Percurso terrestre até Cuzco, passando por locais pitorescos, avistando as magníficas montanhas da Cordilheira dos Andes com seus picos nevados. No caminho visitaremos: o Museu de Pucará ( passaremos por La Raya, ponto mais alto da rota a 4.335m), o Centro Arqueológico de Raqchi (um dos principais templos dedicados ao deus Wirachoca) e a Igreja de Andahuaylillas ( conhecida como a Capela Sixtina da América do Sul). Chegada a Cuzco no fim da tarde. Ida ao Hotel. Pernoite em Cuzco. Almoço incluido.

6º dia 18/9 – 4ª feira  - CUZCO

Após o café da manhã, tour pela cidade colonial de Cuzco, construída sobre as bases de antigos palácios incas. Vistaremos a Plaza de Armas; o Templo do Sol, também conhecido como Qoricancha; e a espetacular Catedral de Cuzco, onde poderemos apreciar grandes pinturas e esculturas. Após, seguiremos até o Centro Arqueológico de Sacsayhuaman, um local onde se prestava culto ao Sol, à Lua e à Terra e que também servia de fortaleza militar e centro astrológico. Posteriormente chegares a Q’enco, um centro de culto relacionado com o elemento fogo. Em seguida, Puca Pucara, lugar utilizado como centro de abastecimento e posto de controle inca,no qual também se realizavam cerimônias ao Vento. Terminaremos o tour em Tambomachay, centro de culto à água e à fertilidade. À noite, jantar à combinar (opcional). Pernoite.

7º dia 19/9 -  5ª feira  -  CUZCO/VALE SAGRADO/OLLANTAYTAMBO/ÁGUAS CALIENTES

Pela manhã, check out do hotel e pequena viagem ao belíssimo Vale Sagrado, o celeiro dos Incas (curiosidade: no Peru, ainda hoje, são cultivados centenas de tipos de batatas e milho). Lá, visitaremos o povoado de Pisac, com seu grande mercado artesanal, a feira popular e suas ruas estreitas. Após, passeio a Urubamba, onde desfrutaremos de um agradável almoço. Continuando, visitaremos Ollantaytambo, cidade inca ainda habitada que conserva um complexo sistema de canais de irrigação. Também iremos ao centro arqueológico de Ollantaytambo que possui grandes e impressionantes terraços, fortes, praças e a Casa Real do Sol, um templo megalítico de grande valor místico. Neste local também poderemos ver antigas sepulturas incas dependuradas em grandes penhascos. Viagem de trem até Águas Calientes. Pernoite.

8º dia 20/9 -  6ª feira  - ÁGUAS CALIENTES/ MACHU PICCHU/CUZCO

Café da manhã no hotel.  Passeio à Cidade Sagrada de Machu Picchu, ponto top da nossa vaigem, reconhecida como uma das maravilhas do mundo e declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.  Lá faremos uma visita guiada por seus templos, praças, terraços, casas e silos. Machu Pichu está situada em um parque com 32.500 hectares. O entorno natural onde estão localizadas as ruínas é de grande beleza. Á tarde, retorno em trem para Cuzco. Pernoite. 

9º dia – 21/9 – Sábado -  CUZCO/LIMA/PORTO ALEGRE

Manhã livre em Cuzco. Tempo para caminhadas pelas antigas e pitorescas ruelas da cidade, compras, etc.  À tarde, transfer ao aeroporto para voos a Lima (partida às 15h:50min e chegada às 17h:15min) e Porto Alegre ( partida às 23h:15min).

10º Dia – 22/9 - Domingo – PORTO ALEGRE / SANTA CRUZ

Chegada em Porto Alegre às 06:00. Fim da viagem. Retorno para Santa cruz.


PACOTE INCLUINDO

- Voos  Poa/Lima/Poa  + Lima/Juliaca + Cuzco/Lima

- Transfers de chegadas e saídas nas cidades peruanas;

- 08 noites em hotéis de categoria turística superior;

- Cafés da manhã diários e 01 almoço;

- Passeio às Ilhas Flutuantes de Los Uros, no Lago Titicaca, e Ruínas de Sillustani, com guia;

- Passeio às 4 Ruínas, Catedral de Cuzco e Templo Koricancha, em Cuzco, com ingressos e guia;

- Passeio guiado ao Vale Sagrado, visitando os povoados de Pisac e as ruínas de Ollantaytambo;

- Ida a Machu Picchu em Trem Expedition , com ingresso e tour guiado pelas ruínas;

- Seguro viagem;

- Gorjetas para guias locais;

- Acompanhante da agência, havendo o número mínimo de 10 participantes.


NÃO INCLUI

- Transporte Santa Cruz / Aeroporto de Poa / Santa Cruz (valor a consultar)

- Alimentação não mencionada no roteiro; bebidas;

- Passeios não descritos no roteiro e  opcionais;


IMPORTANTE INFORMAR

Particularidades Especiais do nosso Roteiro:

- O pacote foi elaborado levando em consideração a melhor adaptação dos participantes à altitude.  Por isso, para uma aclimatação mais tranqüila, após a estada em Lima, voaremos  primeiramente para a cidade de Juliaca para chegarmos a Puno, nas margens do Lago Titicaca. Assim sendo, quando chegarmos à Cuzco, ponto alto do tour, nosso organismo estará  aclimatado e pronto para desfrutar todas as belezas da cidade, seus arredores e após, a esperada Machu Picchu. 

- Viagem Ollantaytambo/Águas Calientes/Ollantaytambo em Trem Expedition, apreciando a linda paisagem montanhosa com picos nevados.

- Pernoite em Águas Calientes, vilarejo entre as montanhas, aos pés de Machu Picchu.

- Grupo da Agência Verde Brasil, com acompanhante da agência conhecedor do roteiro.


VALOR DO PACOTE, por pessoa em aptos duplos/casal ou triplos:

Parte Terrestre - Preço especial até 05/8   

Usd 1.792,00 (3x sem juros com cheques para: 05/6 , 05/7, 05/8)

Após 05/8: Usd 1.972,00

Outras formas e valores sob consulta.

Parte aérea voando TACA:  Poa/Lima/Poa + Lima/Juliaca + Cuzco/Lima:

Usd 515,00 + txs R$ 296,00.

Parcelamento com cartão em até 10x sem juros. 

Observação:

- Valor da Parte Terrestre em dólares americanos a serem convertidos para Reais conforme cotação do dia do fechamento do pacote.

- Valor da Parte Aérea: Poa/Lima/Poa + Lima/Juliaca + Cuzco/Lima sujeita à alteração conforme disponibilidades de lugares nas classes de vôos mais econômicas no momento da compra.

DOCUMENTAÇÃO

- Carteira de Identidade Civil, com no máximo 10 anos de expedição e em bom estado de conservação ou Passaporte com validade mínima de 06 meses a contar da data de entrada no Peru.

VACINA

- É obrigatória a vacina contra a febre amarela (carteira internacional). Informe-se.


Ø Grupo em Formação. Inscreva-se!



RAPIDINHAS DO PERU:

Nome Oficial: República do Peru

Sistema de Governo: República Democrática.

Área: 1.285.216 km quadrados (3º maior país da América do Sul).

População: 28 675 628 (2007)

Capital: Lima

Idiomas: Espanhol e Quíchua

Moeda: Novo Sol

Localização: situa-se no oeste da América do Sul, nas margens do Oceano Pacífico Sul, entre o Chile e o Equador. Também faz fronteira com a Colômbia, o Brasil e a Bolívia.

Economia: exploração de minério, sendo o principal a prata (3ºprodutor mundial). Agricultura (cana-de-açucar, algodão, café) e agricultura de subsistência .

Geografia: O país está dividido em três regiões topográficas e climáticas distintas: A Costa , a Serra e a Selva.

Clima: Clima seco de maio a novembro.

Fuso horário: GMT menos 5 horas (2 horas a menos que em Brasília).

Religião: 90% da população é católica

Eletricidade: 220 volts e 60 ciclos

Famoso: pela cultura Inca, história, ruínas e sítios arqueológicos, natureza e o Pisco.


PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQÜENTES:

Segurança/Perigos: O Peru é considerado um país seguro, em Lima, como em toda grande cidade, há lugares e áreas com certo nível de perigo. Evite sair com relógios caros, muito dinheiro e passaporte à mostra. Atenção especial nas estações de trem e ônibus, as áreas preferidas dos batedores de carteira.

Vacinas: é obrigatória a vacina contra febre amarela (válida por 10 anos) que deve ser tomada com ao menos 10 dias antes da data da viagem.  Necessária a Carteira de Vacinação Internacional. Informe-se.

Imigração: Como turistas, brasileiros podem ficar até 90 dias no Peru.

Passaporte: Com validade mínima de 6 meses (para entrar no país)

Vistos: Não é exigido nenhum tipo de visto para brasileiros.

Bagagem: São permitidas 2 peças até 23kg (a soma das duas), por passageiro além da bagagem de mão ( 4kg).

Dificuldade física: Para visitar a maioria dos atrativos durante as excursões, não é necessário preparo físico, sendo acessível para qualquer pessoa em condições normais.

Carregar coisas: Durante o dia, leve em uma mochila pequena, o necessário para o passeio, e deixe sua bagagem principal no hotel.

Quando ir: O Peru pode ser visitado durante todo ano. Para visitar a região das montanhas, o período mais adequado é de maio a outubro. A Trilha Inca não é realizada no mês de fevereiro, devido às chuvas.

Custos aproximados: refeições em média US$ 20. Lembre-se de separar um dinheiro para as compras de artesanatos e taxas de embarques.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Conhecendo Buenos Aires: A Reserva Ecológica Costanera Sur


A Reserva Ecológica de Buenos Aires, também denominada Reserva Ecológica Costanera Sur, esta situada no lado leste do distrito de Puerto Madero, é um gigantesco espaço verde da Cidade Autônoma de Buenos Aires (350 ha) localizado na costa do Rio da Prata.
A reserva se encontra em um grande terreno ganhado ao rio, ao aterrar uma porção do mesmo com os escombros das demolições realizadas para a construção de autopistas nas décadas dos 70 e 80.
Se bem o objetivo original destes aterros era urbanizá-los para convertê-los em uma «expansão da área central» da cidade, este projeto foi finalmente cancelado e os terrenos ficaram abandonados.
Durante os anos de abandono espontaneamente se desenvolveram no terreno um verdadeiro mostruário dos distintos ecossistemas nativos da planície chacopampeana: pastagen, lagunas, bosques de salgueiros e de acácias, etc, com grande riqueza no que a flora e fauna se refere.

Visitas à Reserva
A Reserva Ecológica está aberta durante todo o ano, e se acessa a ela gratuitamente, por sua entrada localizada no espigão do sul de la Costanera Sur.
A direção da reserva é Av. Tristán Achával Rodríguez 1550 e está aberta de 8.00 a 19.00.
Uma atividade muito popular que se desenvolve dentro da mesma é a observação de aves e outros animais. Também é comum ver gente fazendo exercício ou passeando por seus caminhos, sacando fotografias (desde ali se tem a que quiçá seja a melhor vista da cidade) ou simplesmente descansando. A Reserva Ecológica é muito popular entre as pessoas jovens e de meia idade 20-40, já que é um remanso para realizar qualquer atividade física, de relaxamento ou espairecimento.

Conheça a noite de Porto de Galinhas

Nem só do dia vive Porto de Galinhas. A noite também é agitada e pode começar com um jantar nos restaurantes da vila ou no pólo gastronômico da Vila de Todos os Santos, na praia de Maracaípe. Em seguida, todo os caminhos levam ao Café do Brasil, na Praça das Piscinas, ponto de encontro de turistas e nativos, que tomam conta das mesinhas e do balcão do quiosque para conferir o vaivém do calçadão.

Para quem gosta de forró, os arrasta-pés mais animados são o Santeiro Bar Latino e a Birosca da Cachaça, ambos no centrinho, além da Lua Morena, que tem instrutores de dança grátis! Já para paquerar, a Birosca da Cachaça  é famosa pela pista animada por DJ's e pelas longas filas no verão.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Conhecendo Buenos Aires: Palacio Barolo


O Palacio Barolo é um edifício de escritórios localizado na Avenida de Maio, no bairro de Monserrat, em Buenos Aires, Argentina. Quando foi construído era o edifício mais alto da cidade e da América do Sul. Este edifício tem o seu irmão gémeo mais baixo, em estilo eclético, construído pelo mesmo arquitecto em Montevideo, o Palacio Salvo.

História:
O arquitecto italiano Mario Palanti construiu este palácio a pedido do empresário têxtil Luis Barolo. Entre 1923, data da inauguração, e 1935 foi o edifício mais alto da cidade, tendo sido destituído do primeiro lugar quando foi construído o Edifício Kavanagh. A sua altura é equiparável à de um vigésimo quarto piso.
O seu proprietário pensou em construí-lo para utilizar três pisos e arrendar desde logo os restantes. Atualmente, funciona como um edifício de escritórios. O seu farol possui 300.000 velas de ignição em condições de funcionar.

O edifício está cheio de analogias e referências à Divina Comédia, motivadas pela admiração que o seu criador professava por Alighieri. A divisão geral do Palacio Barolo segue a estrutura da Divina Comédia, motivo pelo qual o palácio tem três partes, da mesma forma que a obra de Dante: Inferno, Purgatório e Céu. Além disso, a divisão estrutural segue toda uma correspondência exata e o Farol representa os "Nove Coros Angelicais. A estrutura tem 100 metros, o mesmo número de cantos que tem a Divina Comédia, e 22 pisos, igual número de estrofes dos versos desta obra.
Em 1997, o Palacio Barolo foi declarado Monumento Histórico. Atualmente, no edifício funcionam várias agências de turismo, uma escola de espanhol para estrangeiros, uma loja que vende roupa para tango, escritórios de contabilistas, advogados, etc.


Nas férias de julho: Recife e Porto de Galinhas. Conheça um pouco de Recife Antigo

Recife (ou Recife Antigo) é um bairro da cidade de Recife onde fica centro histórico da cidade. É lá onde estão localizadas as ruas de paralelepípedos e pedras portuguesas, além das edificações mais antigas, que reúnem inclusive a memória da breve invasão holandesa. 
Você poderá visitar no Recife Antigo o shopping Paço Alfândega, onde antigamente funcionava um convento. Há também o Teatro Apolo - inaugurado em 1846 e fechado durante mais de um século - que hoje é um dos mais concorridos cinemas de Recife; o Observatório Cultural Torre Malakoff, que exibe uma das mais bonitas vistas da cidade; e a Ponte Maurício de Nassau, considerada a mais antiga da América Latina. Vale a pena também apreciar o visual da cidade a partir do Marco Zero, à beira do rio Capibaribe.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Nas férias de julho: Recife e Porto de Galinhas. Mirabilandia, o Parque de Diversões de Pernambuco


O Mirabilandia Park é o único parque de diversões fixo do estado brasileiro de Pernambuco localizado entre Recife e Olinda . Seu tamanho é de 57.200 metros quadrados. O Grupo Mirabilandia também opera o Universal Park, o Golden Park e o recém-inaugurado American Park, que percorrem toda a Região Nordeste do Brasil. O terreno do parque já pertenceu ao grupo Playcenter, sendo o parque chamado Playcenter Pernambuco.

História
O Mirabilandia está em Pernambuco desde 2002 e hoje se afirma como o único parque de diversões fixo na região Nordeste.
Fruto de uma sociedade entre o Grupo Mirabilandia e um grupo italiano, a operação teve início com 16 equipamentos.
O parque oferece 35 atrações nas categorias aterrorizante, radical, infantil e familiar, além disso, conta com lanchonetes, ambulatório médico, guarda volumes, sanitários, setor de achados e perdidos, um salão com jogos eletrônicos, lan house e palco para apresentações teatrais e musicais.
O parque tem também programações especiais como o projeto pedagógico "Aulas no Parque", que leva crianças e jovens de escolas publicas e particulares para ter aulas multidiciplinares, utilizando o parque como cenário e as atrações como ferramentas de aprendizagem.
Além disso, o parque conta com diversas áreas temáticas como a "Fazendinha Mirabilandia" os "Jardins" e o "Rio das Pedras" que tem o intuíto de maior concientização ecológica e respeito á natureza. Atualmente o parque vem passando por uma fase de transição para um novo terreno ainda há ser divulgado, e em virtude disso, o parque comprou recentemente mais duas novas atrações, um Wave Swinger similar ao do Playcenter em São Paulo e um Frisbee, similar ao do Nicolândia Center Park no Distrito Federal.
Em 6 de junho de 2012 foi anunciada a remoção do parque da área que ocupa ao lado do Centro de Convenções do Recife.
O parque está, até o momento, sem nova área para poder realizar a mudança.

Atrações
O Parque conta com 35 atrações, sem contar jogos de competições e games, que são pagos à parte. Como o Mirabilandia utiliza um sistema de rotação de atrações com os outros dois parques itinerantes do Grupo Mirabilandia, o Universal Park e o Golden Park, os brinquedos variam de temporada em temporada.
Uma das grandes atrações do parque é a montanha russa Super Tornado da empresa holandesa Vekoma que foi comprada a preço de sucata do Luna Park, quando a montanha russa estava coberta de ferrugem. Entretanto, o parque a reformou e hoje esta em plena operação.

Conhecendo Buenos Aires: La Bombonera


La Bombonera (oficialmente Estádio Alberto J. Armando) é o estádio do Club Atlético Boca Juniors. Sua capacidade atual é para 49.000 pessoas. O campo segue as medidas mínimas permitidas pela FIFA (105m x 68m). O nome oficial homenageia o ex-presidente Alberto Jacinto Armando.
Seu apelido deve-se à sua forma retangular como a de uma caixa de bombons. A principal razão para isso é o reduzido espaço que fora destinado à sua construção, iniciada em 1923. A solução encontrada pelo arquiteto José Luiz Delpini - que lhe granjeou vários prêmios - foi a de criar três anéis de arquibancadas, de modo que quem assiste o jogo da terceira arquibancada tem de olhar para baixo se quiser assistir o jogo com clareza.

Histórico
Em 1923, iniciou-se sua construção. O então presidente do Boca, Camilo Cichero, concluiu as obras e batizou o estádio com seu nome. Foi inaugurado com vitória dos donos da casa por 2x1 em um amistoso contra o San Lorenzo. Em 1952, foi instalada a iluminação para jogos noturnos. Devido à terrível crise institucional e financeira que assolou o clube em 1984, o estádio foi penhorado. Em 1996, foram construídos camarotes VIPs pelo presidente Mauricio Macri e, em 2001, o estádio foi rebatizado com o nome de Alberto J. Armando, homenagem a outro megaempresário e político, que fora presidente da instituição nos anos 70. Seu exterior foi pintado recentemente com afrescos do reconhecido pintor Pérez Celis, que retratou a paixão dos adeptos do clube, bem como aspectos relacionados à vida cotidiana do bairro de La Boca, como o dia-a-dia dos imigrantes italianos.
Foi a disposição vertical das arquibancadas, onde cabem cerca de 50 mil pessoas, que fez com que o estádio começasse a ser chamado de "la bombonera", numa curiosa comparação com uma caixa de bombons.
Boca Junior vs. Pumas

Controvérsias
Durante uma partida válida pelo Torneio Metropolitano de 1983 entre Boca Juniors e Racing antes do início do clássico, um sinalizador naval foi lançado pela torcida organizada do Boca conhecida por La Doce. O artefato cruzou toda a extensão do campo de jogo e atingiu Roberto Basile, que era torcedor do Racing, e tinha 26 anos de idade.O explosivo penetrou a gargante de Basile, que morreu imediatamente. Mesmo com o incidente, a partida não foi suspensa pois as autoridades da época alegaram que o cancelamento poderia causar um tumulto maior e terminou empatada em 2 a 2. O resultado, porém, foi o de menos.Segundo o livro La Doce, do jornalista Gustavo Grabia, o ataque com sinalizadores foi programado pelo ex-líder da barra-brava, José Barrita, como resposta a uma emboscada que a torcida do Racing tinha feito no confronto anterior entre os clubes. Dois torcedores, Roberto Caamaño e Miguel Eliseo Herrera, foram apontados como culpados e condenados a três anos de prisão. Tempos depois eles foram absolvidos sob a alegação de homicídio culposo.

A proposta de um novo estadio
Em maio de 2012 o presidente do clube Daniel Angelici manifestou o desejo de o Boca Juniors construir um novo estádio para 75 mil pessoas até 2016. A nova arena seria levantada onde atualmente está sediada a Casa Amarilla, centro de treinamento do Boca Juniors. Disse Angelici à Rádio Rock & Pop "Queremos ter um estádio maior. Levantar um novo estádio onde hoje está a Casa Amarilla para 75 mil pessoas e termina-lo para a temporada 2015/16, a ideia é comprar mais dois terrenos e fazer o novo estádio na Casa Amarilla, com 75 mil lugares e inaugura-lo na temporada 2015/16".
Sobre a La Bombobera, Angelici descartou derruba-la, mas confirmou que o atual estádio no bairro de La Boca receberá outros eventos. "De nenhuma maneira vamos derrubar um templo como La Bombonera. A ideia é cobri-la e usar para atividades como shows". "Boca é a marca argentina mais conhecida no mundo. Dentro do estádio vamos fazer um museu, restaurantes, lojas, estacionamentos...é uma obra integral", completou Angelici.