A praça de Cibeles (Plaza de Cibeles) se encontra na cidade espanhola de Madri, na interseção das Calle de Alcalá (que a cruza de leste a oeste) com o Paseo de Recoletos (ao norte) e o Paseo del Prado (ao sul). Este lugar, um dos mais simbólicos da capital, divide os limites dos bairros Centro, Retiro e Salamanca.
No centro do recinto, se situa a famosa Fonte de Cibeles, esculpida no ano de 1782, a partir de um desenho de Ventura Rodríguez. Em cada uma das quatro esquinas pra praça estão edifícios emblemáticos, construídos entre o final do século XVIII e o início do século XX.
O Palácio de Buenavista ou Cuartel General del Ejército, que data de 1777, é o mais antigo de todos eles. Se situa no ângulo noroeste, em frente ao Palácio de Linares ou Casa de América, que se localiza na parte nordeste. Por sua vez, o Palácio de Comunicaciones, sede da Prefeitura de Madri desde 2007, estende-se sobre o extremo sudeste e o Banco de Espanha sobre o sudoeste.
A praça de Cibeles toma seu nome da fonte homônima, dedicada à deusa grega Cibeles, esposa do titã Cronos e mãe de Atis. O lugar se chamou inicialmente de praça de Madrid, mas no ano 1900, a prefeitura de Madrid a batizou como praça de Castelar, nome que finalmente foi substituído pelo atual.
A Fonte de Cibeles, situa-se na Praça de Cibeles em Madrid Espanha, junto ao Palácio das Comunicações.
Este monumento foi construído no século XVII e foi baseado num desenho de Ventura Rodriguez de 1782, sobre a deusa Cibeles (deusa grega da fertilidade).
Os autores desta obra foram:
Francisco Gutiérrez - esculpiu a deusa e as rodas do carro.
Roberto Michel - esculpiu os leões em mármore.
Miguel Ximénez - esculpiu as partes decorativas.
Antonio Parera e Miguel Ángel Trilles, esculpiram em 1895 os cupidos que lançam água de uma ânfora, colocados na parte posterior do carro.
Inicialmente estas estátuas estavam no Passeo del Prado (década de 80 do século XVII), tendo sido transferida para local atual em 1895.
Veja nosso roteiro completo no link abaixo:
http://anabeatrizneves-viagens.blogspot.com.br/2013/08/ferias-na-europa-em-2014.html
Fonte: http://pt.wikipedia.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário