quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Visite São Martinho em SC


Não se engane com São Martinho: a segunda menor cidade da região é uma das mais ricas em turismo rural e religioso do Estado. É quase impossível contar quantas cachoeiras e quedas d’água cercam o município. Igrejas, grutas e pontos de romarias também. E pousadas típicas do campo.

A mais conhecida delas, Salto das Águas, está instalada em meio à mata nativa e belas cascatas. A maioria, porém, fica no distrito de Vargem do Cedro, famoso por centralizar boa parte dos atrativos da cidade. A 10 quilômetros do Centro, o local sedia a Igreja Matriz São Sebastião, cujo altar foi construído a mão por um catequista, e a primeira casa comercial da região, a Geschäfthaus Feuser, construída em 1910 e ainda em funcionamento, vendendo artesanato, mel, bolachas, licores e geleias. É lá que também está a famosa fábrica de bolachas artesanais Fluss Haus, que aos fins de semana serve café colonial. Para Vargem do Cedro, parte do caminho é em estrada de chão com boa manutenção. A primeira parada é no Salto do Rio Capivara, uma cascata que é possível ver da estrada. Seu acesso fica junto ao restaurante de mesmo nome, que serve comida colonial caseira e típica germânica. Aproveite para almoçar, já que há poucas opções pela região.

Vargem do Cedro reforça a fama do município de ser a capital nacional das vocações. Só de lá já saíram cerca de 40 padres. A seis quilômetros dali está a localidade de São Luís, já no território de Imaruí. A minúscula comunidade virou santa porque, há 81 anos, foi lá que aconteceu a violenta morte de Albertina Berkenbrock. A menina, que ficou mundialmente famosa após ser beatificada pelo Papa, foi assassinada aos 12 anos ao se defender de um estupro. Não há muito o que se fazer por lá, mas religiosos não podem descartar a visita: há a igreja, o túmulo e até a capela construída no exato local onde ela foi morta.

Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário